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VIOLÊNCIA:
O OLHAR DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO E
OS SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA EM OSASCO E REGIÃO

- Ricardo Fernandes Góes -

Monografia apresentada como trabalho de conclusão para o Programa de Iniciação Científica do Centro Universitário da Fundação de Ensino para Osasco – PIBIC/UNIFIEO.

Curso de Comunicação Social - Jornalismo

Orientadora: Profª. Paula Cristina Veneroso

Osasco - agosto de 2005

 

Metodologia

A pesquisa foi desenvolvida em várias etapas, utilizando-se como instrumento de coleta de dados um questionário (apêndice A)que contemplasse tanto o projeto que aborda aspectos da cultura, como o da violência. Isso se deu para que não sobrecarregasse o público-alvo, assim como para evitar um grande número de recusas tanto de uma como de outra pesquisa, uma vez que ambas trabalhariam com os mesmos sujeitos, os alunos de primeiro ano da graduação, seja dos cursos semestrais ou anuais do Centro Universitário da Fundação Instituto de Ensino para Osasco – Unifieo.

O questionário foi elaborado, a princípio, para contemplar o ambiente virtual, já que seria aplicado on-line, porém, devido à morosidade no tratamento burocrático das questões relativas à viabilidade e à divulgação dos projetos em sala de aula e em dependências do Centro Universitário, assim como para cumprimento dos prazos propostos em cronograma, o material foi reavaliado para que fosse aplicado diretamente aos alunos em sala de aula.

A aplicação dos questionários se deu entre 20/09 a 06/11/2004, nos cursos de graduação em Administração, Biologia, Comércio Exterior, Design Digital, Geografia, História, Jornalismo, Letras, Pedagogia, Publicidade e Propaganda, Secretariado Executivo e Turismo, dos períodos matutino, vespertino e noturno, no campus da Vila Yara, para a totalidade dos alunos em sala, o que somou 1003 questionários respondidos. A seleção dos cursos de participaram se deu aleatoriamente, de acordo com a disponibilidade dos professores que ministram aulas para as turmas de primeiro ano (curso anual) e de primeiro e segundo semestres (para os cursos semestrais). Dos 23 cursos de graduação existentes na instituição (INFORMATIVO UNIFIEO, out. 2004), 12 participaram da pesquisa. Não foram considerados os cursos de pós-graduação, cursos livres e  os de curta duração.

Deve-se ressaltar que no mesmo período de aplicação dos questionários, por se tratar de um ano eleitoral, também aconteciam debates e disseminação de propaganda política nos meios de comunicação impressa, televisiva, radiofônica, além de distribuição de panfletos, afixação de cartazes e faixas dos candidatos e dos partidos, assim como a reprodução do discurso político em todo território nacional.

Os instrumentos de coleta foram avaliados previamente à sua digitação, que foi realizada em planilha de dados em Excel da Microsoft versão XP para posterior tabulação e análise.

A partir da tabulação dos dados, estes foram reclassificados para melhor agrupar as respostas para as questões abertas, especificamente as relacionadas a: 1) tipo de atividade da qual participa na comunidade; 2) necessidade de serviço na comunidade em que vive; 3) tipo de programa televisivo de preferência; e 4) significado para o termo violência.

A reclassificação gerou os seguintes agrupamentos:

1) tipo de atividade da qual participa na comunidade

- alfabetização de adultos;

- associação de bairro;

- atividades religiosas;

- atividades esportivas;

- atividades políticas;

- inclusão digital;

- meio ambiente, proteção aos animais e reciclagem;

- música, dança, artesanato, espaços culturais;

- pastoral da criança, do jovem e da família;

- programa escola da família;

- voluntariado;

- sem informação.

2) necessidade de serviços na comunidade em que vive

- assistenciais: aos animais, às crianças, aos dependentes químicos, à família, aos idosos, aos jovens, aos portadores de necessidades especiais, à população carente, psicológica, ao universitário;

- associação de moradores;

- biblioteca;

- cinema;

- comércio;

- espaços culturais;

- educacionais: alfabetização, creche, ambiental, infantil, jovens, profissionalizante, religioso, universitário;

- emprego;

- esportes;

- habitação;

- iluminação;

- jurídico;

- lazer;

- limpeza urbana;

- saneamento (inclui asfaltamento);

- saúde;

- segurança;

- serviço social;

- teatro (e também grupo teatral);

- transporte;

- voluntariado;

- sem informação.

3) tipo de programa televisivo de preferência

A classificação dos programas foi necessária, pois grande parte dos respondentes optou por identificar apenas a emissora ou o programa de forma genérica, p. ex.: jornal, reportagem, entrevista, seriado, entre outros. Nessa classificação, obteve-se:

- animação – desenhos em geral;

- debate;

- documentário;

- educativo – produção voltada para a complementação/reforço do ensino formal;

- entretenimento;

- entrevistas;

- esportes – apresentação de esportes em geral: futebol, fórmula 1, entre outros;

- filmes – curta, média e longa metragem;

- humorísticos – produções nacionais;

- jornalismo esportivo – noticiários e/ou programas periódicos com abordagem especificamente esportiva;

- jornalístico – noticiários e reportagens periódicos;

- musical – programação voltada para difusão musical;

- novelas – nacionais ou estrangeiras;

- programa de auditório;

- seriados – produções estrangeiras;

- variedades – programação de entretenimento que conjuga várias formas: entrevistas breves, comentários, comercialização, moda, entre outros;

- outros – não se encaixa em nenhuma das alternativas de classificação;

- não responde – nr, não tem preferência – nt, não assiste TV – ntv.

4) significado para o termo violência

- atitude – informações que qualificam violência como uma atitude, seja individual ou coletiva;

- cultura – informações que qualificam violência como ausência de cultura, falta de incentivo a atividades culturais, falta de incentivo às atividades educacionais formais, ausência de estruturas de informação que alcancem toda a população;

- família – informações que qualificam violência como originária em ambiente doméstico e na (des) estrutura familiar;

- indivíduo – informações que qualificam violência como iniciativa e responsabilidade do próprio sujeito;

- geral – informações que qualificam violência de forma genérica, utilizando-se de adjetivações associadas ao mal, à ilegalidade, entre outros.

- religião – informações que qualificam violência como a ausência de Deus e/ou amor;

- social: exclusão, global, privação, sociedade – informações que qualificam violência como questão social relacionada à exclusão, seja por faixa etária, condições econômicas, educacionais, culturais, entre outras, à convivência com histórias e registros de guerra em todo o mundo, à privação de liberdade individual na sociedade em que se vive, às práticas dos governantes e à violência urbana;

- sem resposta – quando não foi respondida a questão ou não se enquadrou nos agrupamento anteriores.

Após as tabulações e classificações dos dados coletados em questionário, foram listadas as instituições prestadoras de serviços à comunidade vinculadas aos governos municipais, estaduais e federais com sedes nos municípios, a fim de apresentar na forma de um guia, distribuído por tipo de serviço e local de atendimento, voltado para a atenção de questões relativas à violência. Para esta listagem foram consultados guias de referência existentes em versão impressa ou eletrônica (apêndice B), assim como foram consultados profissionais atuantes e que desenvolvem atividades na região de Osasco e adjacências. Tomou-se como princípio organizador do conteúdo desta lista os serviços e/ou atividades referenciadas nos questionários respondidos, ou seja, aqueles relacionados à segurança pública, à saúde, à educação, ao serviço social, entre outros.

Os contatos com os serviços e profissionais para a apuração dos dados a serem organizados no guia foram realizados pessoalmente, por telefone, por fax e comunicação eletrônica, dados a abrangência da região, o volume de serviços e os recursos para a realização de tal tarefa.

Os serviços de atenção à situação de violência, assim como os conceitos que permeiam o termo, também foram resgatados a partir da literatura presente na base de dados da biblioteca do Unifieo, verificada e selecionada a partir de software de busca no próprio local, seja com o uso de software para busca específica de artigos publicados em revistas científicas (ProQuest®) ou por meio de software de busca de artigos e matérias publicadas em jornais de circulação nacional e internacional indexados na base virtual Factiva® (© 2004 Dow Jones & Reuters Business Interactive LLC – trading as Factiva), disponibilizado durante o mês de novembro de 2004 para os usuários do Unifieo. Nesta última, obteve-se artigos publicados em jornais nacionais, no período de um ano (de 04/11/2003 a 03/11/2004), que fazem referência aos temas: violência doméstica (116), violência sexual (102), violência urbana (256), violência simbólica (5), violência psicológica (5), violência contra a mulher (7), violência contra a criança (3) e violência contra o idoso (0), totalizando 494 artigos. Com exceção dos artigos sobre violência urbana, os demais foram selecionados para impressão e posterior leitura, pois poderiam revelar um contraponto entre a visibilidade da violência apresentada na mídia nacional em suas mais variadas descrições e a invisibilidade dessas variações pela descrição dos alunos. O que motivou a procura por notícias em periódicos de circulação diárias foi o fato das emissoras de televisão e, conseqüentemente, as produtoras do jornalismo televisivo, historicamente, basearem-se na mídia impressa para o desenvolvimento de sua programação. Da mesma forma isso ocorre com a “imprensa virtual”, ou seja, a forma de difusão e divulgação das notícias na internet normalmente se mostra baseada nos diários impressos, de circulação local, nacional e/ou internacional. Quando se buscou, nos questionários, informações sobre hábitos com relação à programação televisiva, também se perguntou sobre o uso de internet, de forma a poder traçar o processo de captação das informações veiculadas nesses meios e uma possível relação com a mídia impressa.
 

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Caso alguma informação não tenha sido clara ou contenha alguma incorreção,
 qualquer que seja, favor informar-me. Obrigado, Ricardo Góes

Data da última atualização: 23 out 2005